30 de agosto de 2011

Agente Local da Inovação visita Castro




Na tarde de hoje (30) a turismóloga Fernanda Biassio junto com o representante da SEBRAE, o agente, Rodrigo de Barros, foram em busca dos empresários interessados a participar do Projeto, 'Agente Local da Inovação', o projeto ainda está em fase de diagnóstico mas, tudo se encaminhando para formar o Núcleo de Turismo em Castro.

Além de focar a Gestão de Inovação nas empresas, Barros comenta que, o objetivo é nivelar todos os interessados para então impor ações coletivas, casadas com o poder público e gerar um fortalecimento do grupo em projetos independentes.

Ressalta também que os empresários visitados na tarde de hoje, fizeram um ótima recepção, mostrando bastante interesse, o que desperta ainda mais entusiasmo para a realização do mesmo. “Visitamos um restaurante, uma pousada e uma Agência, foi muito bacana e já obtivemos boas respostas, porém ainda temos muitos lugares para visitar e divulgar o projeto.”

A ideia inicial é um grupo de no minimo 10 empresários.

Sobre o projeto

Um projeto estratégico de ação pró-ativa que tem como finalidade promover a inovação por meio de agentes com perfil multidisciplinar que incentivará a aproximação das empresas com os provedores de soluções que ofereçam resposta à suas demandas. A sua empresa será atendida por um agente local de inovação que terá o papel de induzir, orientar e prover soluções inovadoras à micro e pequenas empresas.

A proposta é elevar a inovação nas empresas por meio de soluções de acordo com as demandas das MPE( micro e pequenas empresas). Podem ser soluções ligadas à gestão, desenvolvimento de produtos, processos produtivos e marketing, . Seu público-alvo são as micro e pequenas empresas dos setores de indústria, comércio, varejo, turismo e serviços de territórios previamente escolhidos pelo Sebrae/UF.



Restaurante Florença

Voltou a funcionar (somente aos domingos) o Restaurante Florença. O espaço situa-se na Rua: Alcebiades Marques de Souza enfrente ao laboratório de exames do DETRAN.



De entrada, como, aperitivo é servido vários pratos, entre eles salgadinhos, diversas pastas e etc.; Servindo comida Italiana, as pessoas encontram uma boa opção, entre lasanhas, massas de própria fabricação, frango, polenta além de costela bovina e saladas. O Restaurante Florença, é uma dica para o publico castrense.

26 de agosto de 2011

II Feira de Tecnologia dos Campos Gerais e I Mostra de Produtos e Serviços para Diabéticos

Os preparativos para a II Feira de Tecnologia dos Campos Gerais e I Mostra de Produtos e Serviços para Diabéticos já estão acontecendo há algumas semanas e, na tarde de ontem o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes foi até Ponta Grossa para algumas visitas em busca de apoio para os eventos que acontecerá no mês de novembro.
Uma das visitas foi ao reitor João Carlos Gomes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O reitor recebeu com satisfação as solicitações do secretário, acrescentando que a UEPG tem a missão de integrar-se à comunidade regional e, eventos como esses permitem uma aproximação maior com a sociedade. Segundo o reitor, a UEPG tem condições de apoio às duas promoções da Prefeitura de Castro, através da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), da Incubadora Tecnológica, da Escola de Mestre Queijeiros e dos cursos de área de Saúde, que já desenvolvem atividades voltadas à prevenção de doenças como o diabetes e a hipertensão. Na universidade aproveitou para rever os amigos Carlos Alberto Mayer- assessor de comunicação social e Neomil Macedo- jornalista e o fotográfo Marilson de Paula.
Visitou também o Sr Gilberto Kersele- gerente regional centro sul- SEBRAE, o qual gostou do projeto e confirmou a presença no evento.
Esteve na sede do SENAI, onde detalhou ao Sr Kleber Fecci Barszcz, após foi a sede do SENAI, onde conversou com Denise Terezinha Beninca de Paula- gerente do SESI e SENAI e com Marli Valença- coordenadora de negócios que explorou o projeto o qual foi aceito de imediato, pois as entidades já participaram da primeira edição da Feira। Após a gerente Denise convidou Guedes para conhecer as instalações do SENAI na cidade।


Confira as fotos:




































Dia do Soldado

Em comemoração ao dia do soldado, na manha de ontem o chefe de Gabinete Maurício Fadel (representando o Sr। Prefeito Moacyr Fadel), o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes e o secretário Municipal de Gestão Pública, José Augusto Fanha Rosa, estiveram no 5° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, prestigiando a cerimonia de formatura.

A solenidade contou com a presença de familiares de militares onde alguns receberam medalhas, diplomas e presentes da unidade militar. Após foi servido o evento finalizou com uma deliciosa feijoada.














25 de agosto de 2011

Vídeos




































Confira os vídeos da participação de Castro nos últimos eventos postados no blog।

1º Festival de Turismo do Litoral do Paraná
http://www.youtube.com/izidroguedes#p/u/3/BzT1pv_QGa8

Feira Sul Brasileira em Pinhais Paraná
http://www.youtube.com/izidroguedes#p/u/2/xclRLTxqiGM

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
http://www.youtube.com/izidroguedes#p/u/1/a6Uftrlg6f8

Plano Diretor de Transporte e Circulação
http://www.youtube.com/izidroguedes#p/u/0/Eq_FRaxOPCU

23 de agosto de 2011

Reuniões e Palestras


Na manhã de hoje (23), a convite da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes, participou da palestra sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos, ministrada pelo engenheiro agrônomo Me. Cyrus Augustus Moro Daldin - Escritórios Regionais de Ponta Grossa, Instituto Ambiental do Paraná.
A palestra aconteceu no Teatro Bento Mossurunga.





Também na parte da manhã, o secretário participou da Reunião- Plano Diretor de Transporte e Circulação do Municipio de Castro, onde os engenheiros Tiago Oho, Guilherme Aguiar, o arquiteto Eloy Silvestre e o advogado André Marchezehi, representantes da empresa Logitrans- Logística, Engenharia e Transporte LTDA, apresentaram o histórico das características do município, atividades de campo, sistema vário e trânsito, entre outros assuntos.

O Prefeito Moacyr Elias Fadel juntamente com a secretária Municipal de Planejamento, Renata Macedo, o secretário de Desenvolvimento Urbano Mario Silvio, secretário de Gestão Publica José Fanha Rosa, gerente da Aviação C. Castro Rubens A. Alves, o chefe do Departamento de Patrimônio da Prefeitura Adilson F. Ziareski e o engenheiro civil Edimir Kirchof também estavam presentes na reunião.

Confira as fotos:




22 de agosto de 2011

Pinhais recebe cerca de 30 mil visitantes



Atendendo a convite da Prefeitura de Pinhais, o secretário Izidro Guedes, juntamente com a turismóloga Fernanda Biassio participaram da primeira realização conjunta da 6° Feira Ferramental – 4ª Feira de Máquinas-Ferramenta do Mercosul e Eletron – 12ª Feira Sul Brasileira da Indústria Elétrica, Eletrônica e Automação industrial, que marcaram recordes de negócios e de visitação, em Pinhais.
À edição 2011 das feiras Ferramental, Eletron e Feipack foi considerada pela organização a maior já realizada.
Izidro Guedes teve contato com algumas empresas, onde explicou sobre a II Feira de Tecnologia dos Campos Gerais e I Mostra de Produtos e Serviços para Diabéticos a exemplo da ArtSistem, Climatização Industrial e Comercial.
A empresa apresentou o moderno sistema de climatização evaporativo que reduz a temperatura, limpa e hidrata o ar. Tendo destaque o Vilco Speedy, primeiro veículo individual elétrico 100% projetado no Brasil. O “carrinho” destina-se para uso pessoal (lazer) e industrial (manutenção, vigilância e serviços contínuos). O secretário ficou muito empolgado para trazer a novidade para Castro.
O evento contou com várias palestras organizadas de forma a ampliar os conhecimentos dos profissionais da área de eletroeletrônica.

1º Festival de Turismo do Paraná

Izidro Guedes e Faisal Saleh


Como já havíamos informado, na última quinta-feira (18), aconteceu em Morretes à abertura do 1º Festival de Turismo do Paraná, no centro de eventos da cidade, onde o presidente do Fórum Paranaense de Secretários e Dirigentes do Turismo e, também secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Castro, Izidro Guedes, esteve prestigiando o evento juntamente com o secretário de Estado Faisal Saleh.
“Foi um festival muito interessante, fizemos vários contatos, até a possibilidade de esse pessoal vir para a nossa cidade, realmente foi muito bonito.” Disse Guedes.
O Festival de Turismo do Litoral é uma amostra da potencialidade turística da região. Na exposição, os visitantes puderam conhecer os atrativos turísticos, culturais da região, artesanatos, agroindústria, cachaça.
Um dos temas tratados no seminário foi o fator da Copa do Mundo de Futebol, com jogos em Curitiba, 700 mil turistas são esperados para Curitiba e Região.
O seminário que tratou de turismo e sazonalidade mostrou aquilo que o litoral tem de atrativo fora da temporada. Além do sol, mar, areia, produto principal da área litorânea, existem outros tantos atrativos que fornecem aos veranistas/turistas, lazer, esportes e aventura.
Uma das novidades é o barco super rápido, que leva os turistas de Morretes à Ilha do Mel em uma hora. Excelente opção para quem gosta de aventura.
Pratos típicos da região foram ofertados, com chefes de cozinha vindos de Curitiba, que foram treinados nos restaurantes locais, visando melhorar o produto turístico, com um atendimento mais qualificado a todos àqueles que visitaram.
Este primeiro festival de turismo é uma atividade de mobilização de todo o litoral, realizada este ano em Morretes. Pretende-se que os próximos festivais sejam em rodízio nos outros municípios. Morretes foi escolhida este ano em virtude da situação provocada pelas chuvas de março.

19 de agosto de 2011

Morretes sedia Festival de Turismo até domingo

Na manhã desta sexta-feira (19) o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes, juntamente com a turismóloga Fernanda Biassio, foram para o litoral, Morretes foi escolhida para sediar o 1° Festival de Turismo do Litoral do Paraná, que está aberto desde a noite desta quinta-feira (18) e já reuniu centenas de participantes no Centro de Eventos de Morretes.
Iniciativa inédita na região, o evento, que prossegue até domingo (21), tem o objetivo de divulgar e promover o turismo durante o ano todo, e também auxiliar na reconstrução das cidades de Morretes e Antonina, as mais atingidas pelas chuvas e desmoronamentos ocorridos em março deste ano. Organizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), o evento oferece uma ampla programação, enaltecendo a gastronomia e o artesanato locais, a história da região, lazer, comércio e turismo.
Estava presente na noite de abertura o secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, que representou o governador Beto Richa na solenidade de abertura.
Segundo o superintende da Ecoparaná, Rafael Andreguetto, a realização do festival era um desejo antigo dos empresários e moradores da região e acontece numa época oportuna, com baixo fluxo de turistas.
Nos estandes, organizados por entidades públicas e privadas, o público pode conferir os diversos produtos que alimentam a cadeia econômica dos municípios litorâneos, todos voltados à exploração sustentável dos recursos naturais da região. Roupas artesanais, produtos feitos à base de argila e da pele de peixe misturam-se a produtos gastronômicos típicos, que representam a diversidade, a criatividade e o trabalho da população litorânea.

http://www.festivaldolitoral.com.br

18 de agosto de 2011

Área Industrial Santo Antonio na reta final




Já em fase de terraplanagem, para construir 17 empresas, que já solicitaram terrenos, a Prefeitura de Castro vem intensificando os trabalhos na Área Industrial Santo Antônio, empresas de vários setores como, máquinas e implementos agrícolas, madeiras, serralheria, usina de tratamento, construção civil, autopeças, usina termoelétrica, reciclagem e alimentos ligados a soja, aguardam ansiosa para a inauguração. Além dessas ainda existe o interesse de mais quatro empresas de médio/grande porte aguardando a definição do Distrito Industrial a ser aprovado.
Segundo o secretário Izidro Guedes, por determinação do Prefeito Moacyr Elias Fadel Jr, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo estará apresentando a proposta do novo Distrito Industrial que contará com: três rodovias estaduais, duas ferrovias, um pátio ferroviário de porte, aeroporto, área abundante e facilidade de acesso aos trabalhadores. “Castro vem chamando a atenção de diversas empresas de todas as áreas e é necessário oferecer boa infra-estrutura.” Fala Guedes. Aproveitou também para lembrar que existem espaços para mais empresas na área.
O lugar conta com algumas ruas de acessos para caminhões e equipamentos pesados, o parque já esta em fase final e será realizada a vistoria da Copel para as instalações elétricas.
Confira o link:


http://www.youtube.com/izidroguedes#p/a/u/0/_lbmYjNZg5w


17 de agosto de 2011

Acecastro realiza reunião do Conselho de Entidades

Na noite de ontem (16) o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes, participou da Reunião do Conselho de Entidades da Associação Comercial e Empresarial de Castro, apresentando as atividades natalinas a serem realizadas pela Secretaria, tendo destaque para o Parque de Natal que já se encontra em fase final de construção. Algumas entidades também apresentaram seus projetos, incentivando que outras associações promovam atividades autônomas para o natal.
As empresas que pretendem aderir às campanhas sonhos de natal, promovida pela Acecastro juntamente com a prefeitura, tem até esta quinta–feira (18) para oficializar a participação.
A abertura oficial da campanha acontecerá no dia 3 de dezembro com um desfile pela rua Dr. Jorge.
O Conselho Estadual formou o grupo para a revisão do plano de desenvolvimento de turismo, onde Rosa Maria Corbari Maccali- Diretora do Departamento e Desenvolvimento de Turismo de Foz do Iguaçu representará o Fórum Paranaense de Secretários e Dirigentes do Turismo.

Na foto o Presidente do Fórum e secretário Municipal, Izidro Guedes, junto com a diretora Rosa Corbari

15 de agosto de 2011

Condor cada vez mais evoluindo

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, vem a cada mês mostrando os avanços que estão acontecendo nas Obras do Hipermercado Condor, faz isso através de vídeos e fotos.A última nota sobre a construção se deu no dia 27 de julho, até nos dias de hoje já aconteceram várias mudanças.
O secretário Guedes, mostra o local onde havia uma lagoa, onde as pessoas não acreditavam que poderia ser construído um prédio. Mostra também as áreas de estacionamento do local.
Confira:
http://www.youtube.com/izidroguedes#p/u/0/wFENbF0SRAU

Lançamento do anuário “Caminhos dos Campos Gerais 2011/2012”


Na manhã de sexta-feira dia 12, o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Tursimo, e também presidente do Fórum Paranaense de Secretários e Dirigentes do Turismo, Izidro Guedes, esteve presente no lançamento do anuário “Caminhos dos Campos Gerais 2011/2012”. A publicação é editada pelo Jornal da Manhã e traz informações sobre o potencial socioeconômico de 26 municípios dos Campos Gerais.
O livro-anuário está em sua segunda edição e possui a maioria dos textos com tradução para o inglês, servindo como fonte de pesquisa para investidores internacionais।
O evento foi prestigiado pela classe política regional e empresários।


http://www।youtube.com/izidroguedes#p/u/1/M_jBNs4Q_rU


Encerrada Agroleite com objetivo alcançado



Sexta feira (12) foi o último dia da Agroleite 2011, e os visitantes aproveitaram tirar dúvidas sobre os pontos turísticos, no stand da Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo que se encontrava no acesso principal do evento.
O stand que estava montado desde segunda-feira (8) recebeu vários visitantes.” As pessoas pediram informações sobre tudo, várias pararam visualizar os painéis, tirando dúvidas, realmente o nosso objetivo foi alcançado”. Disse Juliano, um dos expositores da Secretária.
Entre as atividades programadas os visitantes do último dia de Agroleite, aproveitaram o Clube de Bezerras, a escolha da campeã suprema, além do Trekker Trek, uma competição entre tratores que já é tradicional da festa.
Confira o vídeo de lançamento do evento e da Revista Rural que aconteceu paralelo ao mesmo.



12 de agosto de 2011

Prefeitura e Cohapar entregam casas para 27 famílias



Unidades foram construídas com recursos do governo federal em parceria com Estado e Município


O sonho da casa própria agora é realidade para 27 famílias que receberam nesta quinta-feira (11), as chaves das unidades do Conjunto Habitacional das Aves, construído no terreno do antigo barracão do Vadico. As casas são resultado da parceria entre governos federal, estadual e municipal e foram construídas pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) com recursos de R$ 675 mil do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). A Prefeitura de Castro doou o terreno e a Caixa Econômica Federal fez o financiamento para as famílias.


Depois de esperar dois anos, a copeira Cristina Aparecida Cruz vai morar na nova casa com a família e diz que a sensação de ter a casa própria é indescritível. “É maravilhoso, muito mais do que sonhei”.


Para a vendedora Liliane de Jesus Dantas, a casa representa mais conforto e segurança para ela e os três filhos. “Antes morava em uma casa em péssimas condições e agora teremos uma casa totalmente nova para nos abrigar”, diz.


Não esperava que fosse tão boa assim. É bom demais”, disse Antonio Calil Castro que recebeu uma das unidades e vai se mudar com a mulher e dois filhos.


Desafio


O gerente da agência da Caixa Econômica Federal em Castro, Carlos Gaioski, destacou que a instituição superou o desafio de construir um milhão de unidades habitacionais este ano e já pediu suplementação orçamentária. “Estamos testemunhando um momento de alegria. Castro está de parabéns com a parceria entre governo federal e estadual e quem ganha são vocês”.


O presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche disse que o atual governo quer resgatar plenamente a família, começando pela oportunidade da casa própria. “É o maior programa habitacional do Paraná que está sendo desenvolvido e já entregamos mil casas até o momento”.


Chaowiche adiantou que Castro terá novos projetos. “A parceria entre Prefeitura, Estado e União vai atender mais famílias que buscam a casa própria. Castro e todos vocês estão de parabéns”.


O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior disse que as casas novas significam mais qualidade de vida para os moradores que foram selecionados entre mais de duas mil pessoas inscritas. “Vocês estão de parabéns, merecem uma moradia digna e em breve, vamos construir mais casas, priorizando as famílias que mais precisam”.


Confira o vídeo:
http://www.youtube.com/izidroguedes#p/u/3/d4JpUfv7Upk


11 de agosto de 2011

48° Reunião do Conselho Estadual de Turismo




O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e, também presidente do Fórum Paranaense de Secretários e Dirigentes do Turismo, Izidro Guedes participou ontem da 48° Reunião do Conselho Estadual de Turismo, realizada na Associação do Comércio do Paraná; onde foram tratados diversos assuntos relevantes para o turismo do Paraná.
Entre os assuntos estava a recepção de navios turísticos do Porto de Paranaguá, que no próximo verão atenderá alguns navios que servirão de testes para o futuro terminal turístico.
O presidente Guedes levantou novamente a questão das entradas e saídas do Estado do Paraná e, como resposta recebeu do presidente da Paraná Turismo, Marco Venício, que o projeto já se encontra em fase final.
Aproveitando a presença do deputado Anibelli Neto- presidente da Comissão Parlamentar de Turismo da Assembléia Legislativa, Guedes pediu a sensibilização dos deputados estaduais para o turismo paranaense em relação ao orçamento “nanico” da Secretaria Estadual de Turismo.
Foi também anunciada a assinatura do convênio da Eco Paraná, em relação ao Parque Estadual Vila Velha, que terá uma nova forma de administração.
Na ocasião, Guedes elogiou a proposta do Fórum Paranaense, apresentada em Paranaguá pelo diretor de turismo Aéreo, Terrestre e Marítimo – Jeferson Luíz Rezende.
Muitos conselheiros se manifestaram pelo brilhante trabalho a frente da Secretaria desenvolvido pelo secretário estudal – Faisal Saleh e, ao término da reunião foi oferecido aos presentes um Coffe Break pela associação Comercial do Paraná.


Confira o vídeo:


http://www.youtube.com/izidroguedes#p/u/2/yYFcLZvlF3A

8 de agosto de 2011

Parque de Natal na reta final

Visando atrair mais pássaros e em conseqüência mais fotos de turistas para o parque de natal, que já esta na reta final. Faltando pouco para ficar pronto, foi colocado na tarde de sexta-feira (5) os postes de luz, onde as luminárias são Papai Noéis, já na tarde de hoje foram colocados os passaródromos, projetado pelo secretário Municipal, Izidro Guedes. Construído com material reciclado tem 2m de altura e comporta casa para pássaros (passaródromo hotel, pousada de pássaros, quatro bebedouros para beija-flor e bandejas de frutas).
Os matérias usados para a construção foram:
. Computador antigo
. Placa de plástico plotado
. Cano de 2 polegadas
. Canos médios
. Molas
. Tela de moeda
. Bebedouros
. Tinta
. mão-de-obra.
As novidades já é algo de curiosidade para as pessoas que por aqui passam.
Confira:

Hoje às 17h será realizada a abertura da Agrolite, que acontece nos dias 8 a 12 de agosto.

A grande diferença do 11° do Agroleite em relação às edições anteriores, principalmente a de 2010, é que, neste ano a pecuária leiteira está em um momento considerado ‘muito bom’ pelo setor.
Duas das atrações serão a palestra do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, sobre a infraestrutura do Porto de Paranaguá, e do deputado federal Aldo Rebelo ( Pc do B ), sobre o novo código florestal.

E como em anos anteriores a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, também esta com seu stand montado, tirando duvidas e informando a população e os turistas.

Vale a pena visitar.


“Aeroportos Regionais para o Paraná”

O setor de aviação civil brasileiro cresce a números geométricos ano a ano, e, deverá manter os índices em alta ainda nos próximos anos; mais do que dobrando o movimento atual de passageiros e de cargas.
Os “aeroportos”, por sua vez, são estratégicas ferramentas urbanas de desenvolvimento para dar suporte de ação para o Turismo; e, aos empresários, executivos e, indústrias. “São peças-chave para algumas cidades na disputa por um novo investimento e/ou para a viabilização de atividades econômicas que dependam deste modal de transportes. Podem fazer a diferença no fomento de negócios ligados ao setor turístico, através dos vôos regulares e/ou charters”.
Daí a importância de o Governo do Estado criar uma rede de Aeroportos Regionais, dotados de Equipamentos de Proteção ao Vôo (homologados para vôos por instrumentos).
Observamos no Rio Grande do Sul, na cidade de Erechim, Obras de melhorias em andamento, realizadas pelo Governo do Estado: sinalização vertical e ampliação da estação de passageiros; numa demonstração da preocupação daquele estado e, daquela cidade, com este Equipamento Público. Naquela mesma região, o Estado está investimento recursos na ampliação do aeroporto da cidade de Passo Fundo.
É importante destacar que o atual Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul – Deputado Federal BETO ALBUQUERQUE está implementando um grande trabalho na área aeroportuária do Estado; visando dotar as principais cidades de terminais aéreos equipados e preparados para operação de aeronaves de maior porte e, de jatos em particular.
Passo Fundo, por exemplo, que já recebeu importantes investimentos ao longo dos últimos anos, como: a ampliação da pista, equipamento de auxílio a pousos - decolagens e navegação VOR, caminhão bombeiro e instalação para o Corpo de Bombeiros; deverá ainda no decorrer deste ano, sofrer novas ampliações: a pista passará dos atuais 1.800 metros de extensão para 2.000 metros e, dos 30 metros de largura para 45 metros; adequando-se totalmente as operações dos aviões comerciais a jato.
Reiteramos a importância dos terminais aéreos regionais, como ponto estratégico para dar apoio aos aeronavegantes que sobrevoam o estado do sul em direção ao norte/centro oeste/sudeste e, vice-versa. Além do que, também podem ser transformados em Centros Distribuidores de Linhas Aéreas Regionais e, em casos pontuais, em Centros de Manutenção Aeronáutica para as grandes Empresas Aéreas, como é o caso de GUARAPUAVA: ofertando além da posição favorável, custos estruturais menores do que os dos grandes centros.
Assim, é imperioso para o setor de aviação civil paranaense que o Governo do Paraná programe novos investimentos nos Aeroportos do interior, a fim de que possam acompanhar a evolução do setor e dar conta das demandas futuras que deverão surgir.
É oportuno ressaltar que boa parte (a maioria) das Companhias Aéreas está padronizando as suas frotas com aeronaves movidas a jato, ou seja, isso exigirá cada vez mais a presença de estruturas aeroportuárias que possibilitem a operação destes aviões com segurança e economicidade: pistas e equipamentos de apoio.
Outro ponto a ser considerado diz respeito ao modelo do “sistema aeroportuário público” existente, que está nas mãos das Prefeituras. E estas na sua maioria, não sabem como lidar com isso. Não sabem como administrar tecnicamente um Terminal Aéreo.
Como as Prefeituras possuem outras prioridades e, ainda não compreenderam a importância deste modal para fomentar o avanço econômico regional, e a geração de novos postos de trabalho; muitos Terminais Aéreos estão “as moscas”, mal cuidados, ou cuidados de maneira completamente equivocada.
Daí a necessidade de o Governo do Estado criar um Departamento Aeroportuário parecido com o DAESP (paulista), ou com o de Minas Gerais (este estado é hoje o melhor exemplo para ser seguido); onde os Terminais Aéreos Regionais são administrados pelo Estado com o apoio das Prefeituras.
Sabemos das dificuldades estruturais nos dias de hoje para se criar um novo órgão público. Há uma tendência de se buscar a privatização, ou a terceirização de serviços públicos, e os aeroportos num primeiro momento, não fogem a regra.
Porém, é de se lembrar que estamos falando de Aeroportos interioranos, que embora tenham papel importante para o fortalecimento econômico das suas regiões e do estado, não são no curto e no médio prazo, viáveis economicamente para serem assumidos por uma Empresa Privada.
No Paraná, por exemplo, teríamos provavelmente apenas três, ou quatro Terminais Aéreos interessantes para a iniciativa privada: o Afonso Pena (São José dos Pinhais/Curitiba); José Richa (Londrina); o de Foz e, talvez, o de Maringá. Entre estes, apenas este último é municipal. Os demais pertencem a Infraero – uma estatal federal.
O tema é complexo e exige discussão.
Esta “política de estado” faria com que Obras como a do novo Aeroporto de Castro estivessem em sintonia com os novos tempos e, adequadas às demandas atuais/futuras da aviação comercial. Neste caso, está sendo construído um aeródromo com muitas limitações técnicas, em uma região desprovida de um bom aeroporto; que não poderá receber aviões do porte de um Fokker 100, de um Embraer série 100, ou de um Boeing 737.
Ou seja, o Aeroporto de Castro ainda nem foi concluído e já está defasado. E, a região dos Campos Gerais continua sem um terminal aéreo adequado, que atenda as suas necessidades.
Guarapuava por sua vez, embora possua um aeroporto equipado e homologado para vôos por instrumentos, em razão da altitude que se encontra, não pode operar aviões a jato do porte de um Boeing 737 por conta do tamanho da sua pista e do pátio de estacionamento das aeronaves. Isso compromete a possibilidade de inclusão em “escalas” e/ou a implantação de linhas específicas que utilizem aeronaves de maior porte, movidas a jato.
O Governo do Estado precisa criar uma “Política Aeroportuária Estadual”, que contemple as principais regiões com Aeroportos adequados e devidamente equipados. Que possa interagir com os órgãos de governo federal, e, com a iniciativa privada, de maneira que os investimentos aconteçam harmonicamente e em sintonia com as necessidades do mercado. Ao mesmo tempo, que possam dar o suporte necessário para fomentar novos investimentos empresariais nas respectivas regiões.
Jeferson Luís Rezende,diretor de turismo Aéreo, Terrestre e Marítimo - Forúm Paranaense de Secretários e Dirigntes de Turismo, ex-piloto de aviões। Administrador। Membro pesquisador do Núcleo de Aviação e Tecnologia da UNICENTRO e também secretário municipal de Turismo de Guarapuava, Pr.