13 de junho de 2011

Projetos de Castro atraem interesses de outras cidades

O antes e o depois da casa do Projeto joão de Barro

O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Castro, Izidro Guedes, foi procurado pela assessoria da Prefeitura de Palmas- Capital do Tocantins, com interesse no Projeto João de Barro.

O Projeto João de Barro, foi criado por Guedes no final da década de 70 e desenvolvido pela Associação Santa Cruz do qual era presidente em 1981, projeto pioneiro em habitação popular construída em regime de mutirão é uma serie de variáveis que barateava a obra. A primeira casa teste com 32m², foi construída nas dependências do Grupo Escolar Mariana Garcez Duarte, na Vila Santa Cruz, na administração do prefeito Ronie Cardoso.

Projeto teve ampla divulgação e despertou o interesse do ministro do Interior Mário Andreaza, que após várias reuniões em Brasília com a equipe que desenvolveu o projeto, resolveu implantá-lo como programa do Ministério do Interior em 01/05/1984 milhares de casas foram construídas no projeto em todo o Brasil.


Em 1989 foi construído o núcleo São Francisco que a princípio seria 350 unidades, foi construída 30 casas em tempo record de 23 dias, contando a terraplanagem e o terreno. Porém outros interesses afastaram a méta inicial e o projeto parou.


Outra cidade, interessada pelos projetos de Castro, é Mococa- SP, que através da internet descobriu o Festival de Comida de Boteco, o que fez com que a secretária de Cultura e Turismo, Fátima Mariana Coelho, entrasse em contato com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo para saber mais detalhes do projeto que pretende implantar em seu município. Todo o material elaborado para o festival de Castro já foi enviado.


I Festival- Comida de Boteco, experimentando os pratos.


Já o projeto TaxiTur, lançado no dia 5 de outubro de 2010, lei- 2196/2010, foi alvo de elogios pela publicação da Fecomércio.

Entrega de materias do Projeto TaxiTur.









Confira vídeos referentes aos projetos no canal: www.youtube.com/izidroguedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu contato e seu comentário!
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Castro.