14 de junho de 2011

Aeroportos Regionais

Secretário Jeferson Luiz Resende




O Secretário Municipal de Turismo da cidade de Guarapuava, Jeferson Luiz Resende , também diretor de turismo nas áreas, terrestre, aérea e marítima, do fórum Paranaense de Secretários e Dirigentes do Turismo, encaminhou o oficio n°052/2011/ST, onde diz:

Ao Senhor
Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli

Prezado Senhor,

Tomamos conhecimento através da TV Assembléia, que esta Casa estará realizando Audiência Pública para tratar dos Aeroportos do Paraná.
Trata-se de um tema do qual possuímos intimidade e, defendemos ao longo dos anos; fator que nos trás a Vossa Excelência mais uma vez, com o objetivo de lhe sugerir algumas ações pertinentes.
O Paraná entre os estados do Sul é o único que não possui uma “Política de Estado” específica para seu Sistema Aeroportuário. Por aqui, as coisas acontecem mais ou menos de acordo com a demanda momentânea, sem um Planejamento de médio e de longo prazo; diferentemente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Isso sem mencionarmos o estado de São Paulo.
Entendemos que a tão mencionada parceria Público-privada, um velho sonho de todos os governantes para esta questão em especial, possa efetivamente ser um caminho. Mas, é preciso deixar muito claro que não será a solução para todos os males e/ou gargalos existentes, visto que a iniciativa privada vai preferir sempre assumir os Terminais Aéreos rentáveis, como Afonso Pena e talvez, o de Londrina e o de Foz.
Dificilmente conseguiríamos que os demais Terminais Aéreos sejam “privatizados”, isso por conta da rentabilidade, ou, da falta dela, em termos econômicos.
Voltando a questão de nosso Aeroportos, é oportuno ressaltar a inexistência dos AEROPORTOS REGIONAIS. Aqueles que serviriam de centro distribuidor de linhas para determinadas regiões, ou simplesmente, de suporte para os aero navegantes que cruzam o estado.
Neste caso, é imprescindível a criação dos Terminais Aéreos Regionais que seriam administrados também pelo Governo do Estado, e não apenas pelos municípios, como acontece atualmente. E qual a importância destes Aeroportos Regionais?
Inicialmente, identificamos a necessidade de implantação destes Terminais nas seguintes cidades:
* Castro (aproveitando o novo aeroporto que se encontra em fase de construção)
* Guarapuava
* Francisco Beltrão
* Cascavel
* Guairá
* Maringá
* Santo Antonio da Platina
* União da Vitória
* Guaratuba
Como seria o funcionamento destes Terminais Regionais e, a categoria Operacional?
Estes aeroportos seriam administrados em parceria entre o Estado e os Municípios. O Estado cedendo Servidores Técnicos para operar o Terminal, e os municípios se responsabilizando pela conservação das instalações físicas (com apoio econômico do Estado)
Todos os Aeroportos Regionais serão Equipados para Voos por Instrumentos (IFR). E, aqueles já o são, como é o caso de Guarapuava, Maringá e Cascavel; terão aporte de recursos para modernização dos seus Sistemas de Navegação Aérea, como, por exemplo: a instalação de Equipamento V.O.R. e sendo o caso, amplificações de Pistas e dos Pátios de Estacionamento das Aeronaves.
Era o que tínhamos para colaborar com Vossa Excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu contato e seu comentário!
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Castro.