29 de junho de 2011

Associação de Catadores recebe equipamentos


Na manhã de ontem, alguns secretários, vereadores e funcionários da Prefeitura Municipal de Castro, prestigiaram a solenidade da entrega das máquinas doadas pelas empresas Tetrapak e Cooperativa Castrolanda. A Associação de Catadores de Castro (ACC) recebeu uma prensa e uma balança digital, somando os dois equipamentos em R$ 21 mil.
Com a utilização da prensa com capacidade para prensar de 600 a 900 quilos, os catadores poderão enfardar o material reciclável e vender diretamente para as fábricas, sem a intermediação de terceiros. Na balança digital, que suporta cinco toneladas, o material será pesado com precisão.
Para Sarita Leite Gefumi, uma das catadoras da associação, os equipamentos vão melhorar as condições de trabalho. “Vai ficar tudo mais ágil. Hoje vendemos o material solto, dentro de sacos e pesamos na balança manual. A prensa e a balança vão agregar valor ao nosso trabalho e teremos mais lucro”.
A diretora geral da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maria Inez Pedrosa Machado, explicou que a parceria entre a Prefeitura, Cooperativa Castrolanda e Tetrapak atende à determinação da Política Nacional de Resíduos de que o poder público deve estar em sintonia com a iniciativa privada. “Dessa forma, buscamos juntos a preservação do meio ambiente, a inclusão social e a geração de renda”.
O presidente da Cooperativa Castrolanda, Franz Borg, destacou a iniciativa da Prefeitura e o trabalho de preservação ambiental através da conscientização do que deve ser feito na área de seleção e coleta de material reciclável. “Nos sentimos honrados em apoiar um trabalho tão importante. Nós, enquanto cooperativa e indústria de laticínio buscamos a sustentabilidade não só econômica, mas também ambiental e social”.
A coordenadora de Desenvolvimento Ambiental da Tetrapak, Lilian Pinto, ressaltou a parceria com o município. “Agradecemos pela oportunidade e continuaremos na luta por um melhor desenvolvimento das áreas que trabalham com reciclagem e ajudam a reduzir a quantidade de material descartado no meio ambiente”.
O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior disse que a iniciativa da Tetrapak e da Castrolanda é um incentivo para continuar o trabalho de preservação do meio ambiente através da reciclagem. “Quando assumimos a administração nos preparamos para esse desafio e conhecemos o trabalho desenvolvido em outros municípios. Vencemos obstáculos e hoje esses catadores transformam o lixo em renda. Esta parceria é um exemplo de fraternidade e cuidado com o meio ambiente. Agradecemos por vocês acreditarem em nosso projeto. Temos orgulho de nossos catadores e quando investimos em pessoas o resultado é o desenvolvimento da nossa cidade”.
Estavam presentes várias autoridades como: prefeito Moacyr Elias Fadel Junior, secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes, Patrícia Lucena, responsável por Gestão Ambiental da Cooperativa Castrolanda, Leila Gomes, assessora de comunicação da Cooperativa, secretário Municipal de Obras, José Noceira, secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Márcio José Lopes junto com a direto geral, Maria Inez Pedrosa Machado, secretário Municipal de Gestão Pública, Zéu Augusto, Maurício Fadel- chefe de Gabinete, secretário Municipal de Fazenda, João Antonio Duarte de Meira, presidente da Cooperativa Castrolanda, Franz Borg, secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social, Maria Tereza, secretária Municipal de Transportes, Kátiba Fadel, e os vereadores, Luiz Carlos Flugel e José Aparecida Moreira da Rosa, Lilian Pinto, coordenadora de Desenvolvimento Ambiental- Tretapak.

Confira as imagens

http://www.youtube.com/izidroguedes#p/a/u/1/Z4w39YLc9Lc

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu contato e seu comentário!
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Castro.