11 de novembro de 2011

UEPG faz mais de 500 exames

A I Mostra de Produtos e Serviços para Diabéticos, realizada juntamente com a II Feira de Tecnologia dos Campos Gerais promovida pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Castro, fortalece ainda mais o evento em sua segunda edição. A parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa fez com que só no primeiro dia do evento mais de 500 exames de saúde fossem realizados por alunos e professores dos cursos de Medicina, Educação Física e Farmácia.

Glicemia, colesterol, bioimpedância são alguns dos diversos exames oferecidos pela UEPG em um dos estandes da Mostra. De acordo com a coordenadora da equipe, Maria Salete Marcon Gomes Vaz, diretora-adjunta do Setor de Ciências Agrárias e Tecnologia da UEPG, relata que nos três dias do evento, cerca de 60 pessoas entre acadêmicos e professores se revezam para atender a população castrense quando o assunto é o Diabetes. “Além de oferecermos serviços ao cidadão com diagnósticos sobre o diabetes, um grupo de informática tem programas desenvolvidos para a área da saúde à mostra para profissionais”, relata Maria.


A coordenadora relata que na tarde desta sexta-feira (11), o reitor João Carlos Gomes visitará o evento devido à grande aceitação da população castrense ao apoio prestado pela instituição. “Certamente esta ação iniciada aqui em Castro será difundida em outras cidades dos Campos Gerais”, comenta. Também na área da saúde, a Secretaria Municipal de Educação e de Saúde de Castro conta com nutricionistas para orientar o público sobre alimentação.


Na área de tecnologia, os visitantes poderão conhecer o projeto Cidade Digital desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Castro, além de outras novidades tecnológicas na área agrícola, automatização, digitalização, energia gratuita, entre outras.


Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Castro, Izidro Guedes, o evento está se consolidando na região como um ícone na área de tecnologia e sendo pioneiro na discussão pelos cuidados com a pessoa diabética. Segundo ele, é importantíssima a participação da população tanto para ficar por dentro das novas tendências tecnológicas, quanto para saber como está a própria saúde em relação ao diabetes. “Os exames são feitos gratuitamente, por isso convidamos a população para receber orientações e até diagnosticar a possibilidade de desenvolver a doença”, finaliza o secretário.


A feira se encerra nesta sexta-feira. O horário de atendimento é das 10 às 22 horas.


Por Neomil Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu contato e seu comentário!
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Castro.