13 de julho de 2011

Internet para todos

O acesso a internet gratuita em locais públicos já é uma realidade em Castro através do programa “Castro Digital” que foi lançado nesta manhã (13), no Parque Lacustre. O evento reuniu todos os secretários, diretores de departamentos e alguns convidados, além da presença no Senhor Prefeito Moacyr Elias Fadel Junior.


A comunidade agora, pode acessar a rede mundial pelo sistema wireless (sem fio) nas praças João Gualberto, Manoel Ribas, Parque Lacustre, Morro do Cristo e Prainha.


De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Castro, Romeu Junior Ribas, para acessar a internet gratuita é preciso fazer cadastro através do próprio site da Prefeitura pelo endereço www.castro.pr.gov.br


O usuário também pode acessar através da internet o Portal de Serviços Online da Prefeitura, o Portal da Transparência e as notícias.





Cidade Digital


O projeto Castro Digital tem como objetivo democratizar a internet no meio urbano e rural e modernizar a gestão pública oferecendo serviços e facilidades para as pessoas, levando à comunidade uma nova perspectiva de cidadania. No âmbito da administração haverá a integração entre todas as entidades diretas e indiretas, as estruturas tributária, financeira e administrativa, possibilitando acesso imediato às informações e serviços, e comunicação via Voip (voz sobre protocolo de internet).


A Prefeitura disponibilizará nos telecentros terminais para consultas e reclamações por parte dos cidadãos, acesso à internet para todos e produção de conhecimento.


Na área da Educação o projeto promoverá a interligação das escolas à outras instituições de pesquisa e ensino; laboratórios de informática e acesso a acervos de livros e documentos históricos, além da capacitação para os profissionais.


Na Saúde será possível executar a gestão integrada dos centros de assistência à saúde; interligação com serviços de emergência como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil e o uso de novas tecnologias como videoconferência.


A tecnologia também beneficiará a Segurança com a interligação de órgãos como a Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e ainda, instalação de câmeras de vigilância via internet em pontos vulneráveis da cidade.


O acesso à rede wireless também vai beneficiar pequenos empresários levando comunicação mais barata para entidades de classe ou empresários de outra cidade ou da região através da internet ou da telefonia voip, além de incentivo ao turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu contato e seu comentário!
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Castro.