30 de maio de 2011

CONAB apresenta projeto de aquisição de alimentos em Castro


Reunião com pequenos empresários, agricultura familiar, secretarias do município e organizações não-governamentais, discute ajustes e crescimentos para o programa de aquisição de alimentos.






 Representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se reuniram em Castro, na última quinta-feira (27), no salão da Secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social com produtores rurais da agricultura familiar, secretários municipais e associações para apresentar o funcionamento Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Castro. O objetivo da reunião foi discutir ajustes e ampliação do programa para mais aquisição de alimentos.


Os coordenadores do PAA - Associação União, Nilton Agner Junior, Alice Siuta e Oséias de Oliveira explicaram que o PAA é um Programa do Governo Federal de grande influência no desenvolvimento da agricultura familiar, e que beneficia uma série de entidades locais.


Valmor Bordim- presidente da associação Conab abordou também a formação de estoque e a importância da alimentação escolar ser comprada de agricultores, gerando assim, mais empregos e maiores rendas. Foram citadas também questões de práticas nas propriedades como: filtro biológico, proteção de fontes, produção de mudas e frutas entre outras. Ressaltando que a produção é orgânica e agroecológica gerando mais qualidade dos alimentos para os consumidores em geral.




O Projeto da Associação União, começo no ano de 2004, iniciando com sete famílias. Atualmente, conta com 90 famílias que recebem cerca de R$ 4.500,00 de renda anual com a venda dos produtos.



Esses números foram alcançados graças aos recursos do Ministério de Desenvolvimento Social MDS- que é gerido pela CONAB.



Para finalizar a reunião, foi aberta a palavra para os participantes darem suas contribuições e pedirem esclarecimentos.



A Associação União dos trabalhadores rurais do Abapam é responsável por toda a organização e gestão do projeto a nível local.



Participaram do encontro, além dos produtores, os secretários de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Márcio José Lopes, de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes, e da Saúde, Mária Lídia Kravutschke.




Confira também o vídeo:




http://www.youtube.com/user/izidroguedes#p/u/5/oRcAaq1EwW4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu contato e seu comentário!
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Castro.