Reunião com pequenos empresários, agricultura familiar, secretarias do município e organizações não-governamentais, discute ajustes e crescimentos para o programa de aquisição de alimentos.
Os coordenadores do PAA - Associação União, Nilton Agner Junior, Alice Siuta e Oséias de Oliveira explicaram que o PAA é um Programa do Governo Federal de grande influência no desenvolvimento da agricultura familiar, e que beneficia uma série de entidades locais.
Valmor Bordim- presidente da associação Conab abordou também a formação de estoque e a importância da alimentação escolar ser comprada de agricultores, gerando assim, mais empregos e maiores rendas. Foram citadas também questões de práticas nas propriedades como: filtro biológico, proteção de fontes, produção de mudas e frutas entre outras. Ressaltando que a produção é orgânica e agroecológica gerando mais qualidade dos alimentos para os consumidores em geral.
O Projeto da Associação União, começo no ano de 2004, iniciando com sete famílias. Atualmente, conta com 90 famílias que recebem cerca de R$ 4.500,00 de renda anual com a venda dos produtos.
Esses números foram alcançados graças aos recursos do Ministério de Desenvolvimento Social MDS- que é gerido pela CONAB.
Para finalizar a reunião, foi aberta a palavra para os participantes darem suas contribuições e pedirem esclarecimentos.
A Associação União dos trabalhadores rurais do Abapam é responsável por toda a organização e gestão do projeto a nível local.
Participaram do encontro, além dos produtores, os secretários de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Márcio José Lopes, de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes, e da Saúde, Mária Lídia Kravutschke.
Confira também o vídeo:
http://www.youtube.com/user/izidroguedes#p/u/5/oRcAaq1EwW4