22 de setembro de 2010

Artigo: Região Metropolitana de Ponta Grossa - Tô Fora!


A pretensão da classe política de Ponta Grossa em transformar a região dos Campos Gerais em região metropolitana chega à beira do absurdo. Começou com a tentativa do então deputado Luiz Carlos Zuk, em 1994, criando instrumentos para formação da região metropolitana. Diga-se de passagem, sem dados técnicos; e, o pior, sem falar com os principais atores: os municípios.


Frustradas as primeiras tentativas, vários deputados de Ponta Grossa tentaram colocar na pauta a proposta.


Agora no apagar das luzes da administração estadual tenta-se passar na Assembleia Legislativa a lei que cria a região metropolitana de Ponta Grossa, satisfazendo assim o expansionismo de políticos de Ponta Grossa que veem em cidades da região currais eleitorais.


É inegável que Ponta Grossa é a cidade polo regional, pois o estado é dividido em regiões onde existem associações de prefeitos que discutem os seus problemas administrativos, no caso Associação dos Municípios dos Campos Gerais. Além disso, nossa região possui a Associação de Câmaras Municipais (ASCAMP) fundada em 1986 entre outras entidades, como Fóruns, Consórcios, Associações, que discutem o desenvolvimento regional. A tese da “RM”, defendida por alguns, contraria a formação real da entidade, pois os Campos Gerais difere frontalmente das necessidades encontradas nas regiões metropolitanas de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e tantas outras em que a área urbana dos municípios se misturam com a grande cidade; havendo assim, a necessidade real de uma discussão mais aprofundada para os problemas urbanos, assunto este que não acontece na região ora proposta.


A proposta apresentada fere a autonomia dos municípios transformando-os em curto prazo em mero cumpridor de tarefas do “coordenador de plantão nomeado pelo governador”, pois é um cargo eminentemente político, em detrimento das pessoas eleitas pelo voto em cada cidade; e, em pouco tempo, a instituição criada poderá se transformar num cabidão de empregos.


Sou contra esta imposição, o atropelo das fases de discussão e outras manobras contra a liberdade constitucional dos municípios.


Região Metropolitana de Ponta Grossa – Tô Fora!


Nesta terça-feira (21) fui designado pelo Prefeito Municipal, Alvaro Telles, para representar a cidade de Castro nesta palestra com a secretária de Estado para Assuntos Metropolitanos da Região de Londrina (Comel), a Sra. Elza Correa, na sede da Associação Brasileira de Odontologia, em Ponta Grossa, onde discorreu uma palestra sobre a Região Metropolitana de Londrina. Após, houve perguntas e discussões sobre a Região Metropolitana de Ponta Grossa, onde me manifestei contrário.


Izidro Constantino Guedes

Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu contato e seu comentário!
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Castro.