10 de fevereiro de 2011
Defesa Civil alerta sobre riscos com árvores em Castro
8 de fevereiro de 2011
Tibagi perde seu Secretário de Urbanismo e Obras Públicas
Vítima de enfarto, morreu ontem em Tibagi, Euclides Aires Martins, Secretário Municipal de Urbanismo e Obras Públicas. Ex-vereador de
Deixa a esposa Marli, 02 filhas, genro e 2 netos. Euclides foi fundador da Ascamp-Associação das Câmaras Municipais dos Campos Gerais, presidiu o Rotary Clube e participou de várias entidades.
Foi na sua gestão como presidente da Câmara Municipal que em 01 projeto de sua autoria, Márcio Shiochett e do então prefeito José Tibagi de Melo, foi entregue o título de cidadão honorário de Tibagi a Izidro Guedes.
Na Câmara Municipal era defensor do turismo e Meio Ambiente em especial do Canyon Guartelá, região onde nasceu; participou ativamente do Projeto Independência, criado pelo amigo e atual Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo Izidro Guedes.
Desempenhou várias funções nas diversas fases do projeto, atuou como ator na tomada de Monte Castelo representando o General Mascarenhas de Moraes.
Com certeza Tibagi perde um de seus ilustres filhos. Fica a saudade. Para rever o Euclides é só clicar no youtube: Euclides Martins e ver a reportagem da Rede Manchete onde concede uma entrevista e o vídeo de 1992 onde participa da Primeira Missa realizada no Canyon Guartelá em comemoração à inauguração da imagem de São Francisco de Assis.
Veja imagens de Euclides Aires Martins no Youtube
4 de fevereiro de 2011
04/02/11 - Projeto Governança no Turismo do Paraná
No dia 03/02 estiveram presentes na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo o Sr. José Antonio Alén Sobrinho ( Consultor Bioma-Ministério do Turismo ) e a Sra.Vilmara Bello ( Coordenação – SEB/Ministério do Turismo ) para informar ao Secretário Municipal de Ind., Com. e Turismo de Castro Izidro Guedes que 15 cidades do Paraná foram escolhidas para participar do Projeto de Governança no Turismo e que Castro foi uma das escolhidas, sendo que na região dos Campos Gerais foram selecionadas 3 cidades, Castro, Ponta Grossa e Tibagi. Após o carnaval ocorrerá o início dos trabalhos.
04/02/2011 - Entrevista na Garagem da Esperança com Jocelito Canto - Visita a 2ª COREDEC
Nesta sexta-feira pela manhã o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Castro Izidro Guedes esteve em visita na Garagem da Esperança, onde foi entrevistado por Jocelito Canto. Na entrevista foi destacado o Turismo de Castro e regional, onde Jocelito elogiou a atuação da administração em relação a atração de empresas para o município, comentando o recente anúncio do Hipermercado Condor na cidade.
Guedes aproveitou também para fazer visita a uma empresa comercial tradicional da cidade de Ponta Grossa, que mostrou interesse em se instalar em Castro, pedindo apoio para encontrar ponto comercial disponível. O Secretário destaca também que com o anúncio definitivo da instalação do Hipermercado Condor, o mercado imobiliário de Castro está aquecido e os imóveis tiveram um índice de aumento de 20%.
O Secretário aproveitou sua presença em Ponta Grossa para visitar o Sargento Osmar Santana que atende o setor da Defesa Civil Regional e o Major Fernando Luiz Grummt, da 2ª COREDEC (Coordenadoria Regional da Defesa Civil).
3 de fevereiro de 2011
03/02/2010 - Hipermercado Condor em Castro
No dia 03/02/2011 foi oficializada a vinda do Hipermercado Condor para Castro. O município será a 12ª cidade do Paraná a receber o hipermercado, com investimentos de R$ 25.000.000,00.
Com a inauguração prevista para o segundo semestre de 2011, a obra terá uma área total de 11 mil metros quadrados, sendo 4 mil de área de vendas e 10 lojas de apoio.
Esta será a 33ª loja da rede. Estavam presentes diversas autoridades, entre elas o prefeito Moacyr Elias Fadel Jr, o Presidente da empresa Condor Super Center Pedro Joanir Zonta, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Castro Izidro Guedes, o arquiteto Luiz Forte Neto, demais secretários municipais, empresários locais e autoridades da região.
O Sr. Pedro Joanir Zonta falou um pouco sobre o início da sua empresa e logo após o arquiteto Luiz Forte Neto apresentou o projeto. Os convidados foram recepcionados com um delicioso café da manhã, nas dependências do local onde será realizada a construção do hipermercado.
Veja imagens no Youtube
2 de fevereiro de 2011
01/02/2011 - Começa a demolição de Casa Histórica
Diretamente da Inglaterra, onde reside, Vânia Schittenhelm doou para o Município de Castro uma casa histórica, feita em madeira, em estilo europeu, situada na rua XV de Novembro nº 191, medindo 7,50 x 6,10, contendo uma varanda com 1,40 x 6,80, com detalhes de lambrequins. Possui dois andares e grande parte da construção se encontra combalida. A casa será reconstruída na Praça João José de Farias e servirá para abrigar a estrutura da Defesa Civil de Castro. Todo empenho da Prefeitura Municipal é para que os detalhes existentes na obra sejam mantidos na sua forma original. Está sendo feito acompanhamento através de fotografias e imagens em vídeo para que não se perca nenhum detalhe. O acompanhamento da obra está a cargo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, que após o seu término realizará um documentário sobre a casa e a sua reconstrução.
Fotos 1 e 2 : frente e varanda da casa
Foto 3: início da demolição
Foto 4: local onde será reconstruída a casa.
01/02/2011 - Prefeitura apoia ampliação de fábrica de silos
A Prefeitura Municipal de Castro vai apoiar a transferência e ampliação da empresa Granfinale que fabrica silos, secadores e equipamentos de movimentação e classificação de grãos e café. Atualmente a empresa está instalada em área residencial na Vila Rio Branco. A nova planta será construída em área industrial na PR 151.
Uma reunião entre o prefeito Moacyr Elias Fadel Junior, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Izidro Guedes, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Mário Sílvio Jakiemim Martins, e os diretores da empresa, Dionísio Bertolini e Paulo Bertolini, na quarta-feira (26), definiu que a Prefeitura fará o calçamento poliédrico em via de acesso já existente.
Fundada há dez anos em Castro, a empresa está instalada na Vila Rio Branco e tem cinco mil metros de área construída. A nova planta, com nove mil metros quadrados, será construída às margens da PR 151, no antigo posto Quatro Irmãos, com investimento de R$ 6 milhões. A Granfinale vende equipamentos para o Brasil, Paraguai e Estados Unidos.
Paulo Bertolini destacou o apoio da Prefeitura para a construção da nova indústria que atualmente gera 45 empregos diretos e outros 40 indiretos. "A nova fábrica vai gerar mais empregos e o apoio da administração para a infraestrutura é fundamental ", diz.
Fadel destacou que a cidade ganha com uma fábrica maior e que vai gerar mais empregos para a população. "Nossa política de desenvolvimento industrial é atrair novas empresas, porém, sempre apoiando o crescimento das empresas locais".