18 de julho de 2012

SENAI - Sede Própria

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior assinou nesta terça-feira (17), a ordem de serviço para construção do barracão que servirá de sede própria para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Castro.
O barracão será construído em área localizada à Rua Adolfo Gustavo Lesnau, esquina com a Rua São Tomé, na Vila Santa Cruz. O prédio terá dois mil metros quadrados divididos em dois pavimentos com salão, salas de aula, banheiros, e recepção. O investimento é de R$ 200 mil com recursos próprios da Prefeitura.
O novo espaço vai permitir ampliar os cursos profissionalizantes oferecidos pela entidade com o objetivo de preparar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, principalmente, pelo crescimento da industrialização no Município.
Senai1
Fadel destacou que Castro está recebendo dois grandes empreendimentos – a nova fábrica da Cargill cujas obras de terraplenagem estão sendo feitas pela Prefeitura e o frigorífico de suínos que será instalado em parceria entre as cooperativas Castrolanda, Capal e Batavo -, que demandam grande número de trabalhadores. Nessas duas empresas serão mais de 8 mil vagas, além de outras fábricas que virão futuramente se instalar em área próxima à Cargill formando uma biorrefinaria. “Queremos preparar mão de obra especializada para atender ao crescimento industrial do nosso município. Atualmente já temos parceria com o Senai, que tem excelência em educação profissional, e a ideia é investir cada vez mais na qualificação de mão de obra. Além de oferecer infraestrutura para a instalação das empresas, nos preocupamos em preparar profissionais para assumirem as milhares de vagas que serão abertas. Haverá oportunidade de trabalho, mas é imprescindível ter pessoal preparado”.
Cursos
O Senai está instalado em Castro desde 2010 e funciona em um barracão localizado à Rua Benjamin Constant, no Centro, e oferece cursos como soldador, torneiro mecânico, eletricista industrial, eletricista predial, operador de empilhadeira, auxiliar de confecção, mecânico de veículos automotores a diesel, entre outros.
A analista comercial do Sesi/Senai, Silmara Rodrigues Braz, destaca que conforme a necessidade de mão de obra, são montadas as turmas para os diversos cursos.
Com a instalação da Cargill e do frigorífico de suínos, os cursos serão ampliados a partir do primeiro semestre de 2013. “Para o frigorífico serão montados cursos na área de carnes e manipulação alimentos e para a Cargill, na área de automação”, explica.
O Senai também mantém parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Desenvolvimento Social oferecendo treinamento e formação de obra através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) Consulesa Helena Van Den Berg, Abapan e Socavão. O programa é uma iniciativa do governo federal que visa ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira e melhorar as condições de inserção no mundo do trabalho. Atende prioritariamente pessoas inscritas no Cadastro Único, estudantes do ensino médio da rede pública e beneficiários do seguro-desemprego.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu contato e seu comentário!
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Castro.